sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA.




Quando se fala nesses três temas, qual é o primeiro pensamento que surge na sua mente? Na sua eu não sei, mas na minha é indignação, não por mim, nem por você, e sim por nós! Pois no país onde vivemos estamos “regredindo”, e a população é conduzida, alienada e influenciada a não se importar com isso. Não pense que é algo recente, desde a colonização do Brasil notamos a total falta de ética, política e cidadania, seja de maneira explicita, como o caso de em plenos anos 90, já com todas as leis de proteção ao índio definidas, cinco rapazes de classe média alta incendiando o índio Galdino Jesus, ou de modo camuflado como neste dia 3 de outubro de 2010 que forão realizadas as eleições onde, novamente, a grande maioria da população não sabe nem o que significa “voto consciente”, assim tornam-se meras massas de manobra na mão de nossos candidatos, que o melhor que tem a nos oferecer são os defeitos do adversário.


Mas apontar os problemas de um país não é tarefa difícil, qualquer um que esteja atento a realidade ao seu redor consegue. A missão maior é apontar as soluções para os mesmos. Quando você precisa resolver um problema matemático, precisa de uma fórmula, de macetes matemáticos que possibilitaram maior facilidade e organização do problema e de sua lógica, para poder apontar a solução, melhora-lá ou buscar novos meios. Podemos fazer uma enorme relação do modo de resolver os problemas matemáticos com nossa realidade, a fórmula é a ética, onde temos um conjunto de normas de conduta relativo a sociedade, os macetes matemáticos são a política, onde existem mecanismos de organização para estabelecer um bem comum a todos, e por fim a lógica é a cidadania, que mostra os direitos e deveres perante a sociedade, ou seja, como agir, como melhorar e inovar. Exercendo todos os temas mostrados, como em um simples problema matemático, conseguiremos resolver a dificuldade de nossa nação.


Desse modo, a única explicação para tudo isso que vem ocorrendo é a falta de interesse, patriotismo, integridade, comprometimento e principalmente CONHECIMENTO, tudo isso vindo dos mais prejudicados nessa história, a população. A partir do momento em que todos conhecerem o que estão fazendo, criticando, palpitando, adorando, ou seja, o que acontece diante de seus olhos e atrás deles também, não vão ser enganados facilmente, vão exigir os seus direitos, exercer sua cidadania, vão agir conforme os padrões éticos, mas não por imposição, e sim por vontade própria, vão escolher seus representantes conscientemente, não por uma mera obrigação, por mais um dia perdido, e sim por reconhecer o quão isso é importante e necessário na sua vida. Assim, depois de tanta teoria, voltando isso para a prática, para hoje, o que acha que pode fazer? Como no inicio você eu não sei, mas eu já comecei, com o papel pego do chão, os minutos diminuídos no banho, os chicletes jogados no asfalto, a consciência política e democrática no ambiente em que vivo, e alguns momentos de vergonha com o horário político gratuito assistido diariamente, mesmo sem ter idade suficiente para votar, é, e pretendo fazer muito mais.



por Manuella Costa Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário