terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por que participar do Interact?

"Tudo que fazemos aos outros e pensamos dos outros recebemos em dobro, mesmo que não percebamos e nem queiramos."

Em tese todos querem mudar o mundo, na teoria, nos projetos, todos sabem abrir a boca grande e impiedosa pra reclamar, apontar os defeitos, dizer o que está errado, fazer críticas nada construtivas e pensar no seu umbigo, nada mais além disso.

Olhar pra criança no sinal e dizer:
- Pobrezinha, mas tenho medo que venha com seus amiguinhos e me roubem.

Olhar pro mendigo fedendo a urina e bebidas alcoólicas na calçada e dizer:
- Que cheiro horrível, vagabundo.

Olhar pras tragédias no mundo e dizer:
- Nossa! Ainda bem que não é a minha família.

Olhar pra pessoa ao seu lado jogando o papel de bala no chão e não dizer nada.

Essas atitudes são as mais comuns, as que a maioria das pessoas considera normal. A criança no sinal não tem culpa por estar ali, ela não nasceu pra passar fome e ser obrigada a pedir ou roubar pra viver, e na maioria das vezes ela rouba sim, por atitudes como a sua ela se tornará com sorte uma traficante. O mendigo não escolheu feder a mijo e pinga barata, você não conhece sua história e nem o contexto social no qual ele está inserido. As tragédias não são um acaso do planeta, onde você não tem responsabilidade nenhuma. E o papel no chão que a pessoa ao seu lado jogou somado com outras toneladas de lixo pode ser o que entupa o seu bueiro e amanheça boiando nos pés da sua cama.

Até agora só constatei a realidade, mas o porquê, o que explica uma pessoa racionalmente disponibilizar um terço de seu tempo ao próximo, afinal de contas o que eu ganharei com isso, qual será meu privilégio, e os benefícios quais serão?

Não sei se pra você importa o sorriso de uma senhora de 89 anos de idade em fase terminal, que há meses não sorria por que haviam roubado a única fonte de alegria dos idosos na casa de repouso onde se hospedava, mas pra mim importa. Não sei se pra você importa a alegria de uma mãe de 3 filhas com 20 anos de idade, que já não tem mais esperanças que sua vida possa melhorar, ao ver um grupo fazendo uma visita na sua casa de chão bruto e alegrando suas filhas, mas pra mim importa. Não sei se pra você importa saber que um grupo de crianças que estudava numa escola com duas salas de aula e uma área, tendo apenas uma professora/diretora/zeladora/cozinheira, é ela é a única, agora terão uma escola com direito a vários professores e uma quadra de esportes com uma biblioteca, mas pra mim importa. E não sei se pra você importa saber que tem um grupo de amigos ao seu lado pro que der vier, engajados na mesma causa que você, te apoiando na tristeza, na alegria, estando junto na festa e na reunião, amigos que serão pra vida inteira, pessoas que realmente se importam com você e com o mundo, mas pra mim com certeza importa.

Se nada disso importa, não se dê ao trabalho de continuar lendo o texto, e saiba que mesmo assim nós nos importamos com você, pois você é um ser humano que ainda não conseguiu ver a beleza da vida, ainda não sabe o que amor.

Pois todas as palavras ditas até agora se resumem em amor:

Amor ao Próximo
Amor ao Mundo
Amor à Vida
Amor a Si Próprio

Isso pode parecer melancólico e banal, mas tenha toda certeza que é o oposto, é uma experiência que jamais poderá ser descrita, apenas sentida, algo alegre e inusitado que dá sentido a vida.

Desculpem-me se exagerei na dose, mas o Interact faz isso com as pessoas da a capacidade de ir além, de expressar o que realmente sentem, pensam e VIVEM.

Se você e daqueles que só acredita vendo o convido a ir além, a participar de uma de nossas reuniões que acontecem semanalmente aos sábados, às 16h30min, na sede da rodoferroviária de Curitiba, último pavilhão, só venha se estiver disposto a partilhar conosco suas experiências, a doar ao mundo e a nós o que tem de melhor e é claro se quiser fazer de 2011 um ano bom, não só pra você, mas para os seres humanos que habitam o mesmo planeta que você, que vieram do mesmo lugar, são da mesma espécie e merecem o mesmo que você, o convido a conhecer-nos.

palavras sinceras de:

Manuella Costa Pires
Presidente do Interact Club de Curitiba Oeste
contato: manuellapires1@gmail.com

2 comentários:

  1. Parabéns! Suas palavras descrevem corretamente o que todos nós lá no fundo pensamos, mas por algum motivo, algo que nos prende talvez, não expressamos, nem em palavras e muito menos em ações. Se todos as pessoas do planeta, jovens ou idosos, estivessem dispostos como você, a mudança aconteceria. Parabéns mesmo! Só uma dica: cuidado com os erros de português! rsrs
    (um texto bem escrito e sem erros aumenta significativamente a seriedade do assunto).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, fico feliz em saber que não estou sozinha nessa, espero sempre ter essa disposição quando o assunto é ajudar. Me desculpe os errinhos de português, é que sempre escrevo a noite e com pressa, mas procurei melhorar os que encontrei, e concordo com você aumenta mesmo a credibilidade quando fica tudo certo.
    Obrigada pelo comentário.
    Aguardo mais (:

    ResponderExcluir